NOTÍCIAS

Transexualidade deve ser acompanhada por endocrinologistas

  • Novela da Globo aborda o tema transgeneridade

#sbemsp #endocrinologia

A novela ‘Força do Querer’, da TV Globo, retrata o conflito de uma moça que não se identifica com o próprio corpo, o que levanta a temática da transexualidade. Médicos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) fazem o alerta para esses indivíduos: qualquer tratamento hormonal deve ser realizado e acompanhado por um endocrinologista. Essa éa especialidade médica responsável por fazer a hormonização em pacientes transexuais.

“É importante que esseprocedimento seja feito de modo supervisionado, pois quando a pessoa transexualutiliza por conta própria hormônios comprados em farmácia, por exemplo,ela coloca a saúde em risco. A hormonização tem que seguir um tratamento específico e individualizado”, explica a Dra.Antonela Catania, endocrinologista da SBEM-SP.

O indivíduo transexual, ou com incongruência de gênero, é aquele cuja identidade ou a expressão do gênero não se alinha com o sexo biológico assinalado ao nascimento. A mulher transexual (ou seja, indivíduo biologicamente masculino, mas que se expressa no sexo feminino) faz a terapia hormonal com estradiol – principal hormônio produzido pelo ovário da mulher e responsável pelo desenvolvimento de diversas características femininas – e com medicamentos específicos que bloqueiam a produção da testosterona endógena masculina.

Para os homens transexuais (indivíduo biologicamente feminino, mas que se expressa no sexo masculino), o tratamento deve ser feito com aplicação da testosterona, que pode ser injetável ou tópica (gel). “A frequência dessas administrações medicamentosas deve ser monitorada, e cada paciente tem uma resposta específica. Importante lembrar que esse processo transexualizador deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que além do encrinologista deve contar com psicólogos e psiquiatras”, explica a médica. No caso de quem busca a cirurgia de redesignação sexual, a presença de um urologista, um ginecologista e de um cirurgião plástico também é fundamental.


Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço

Twitter: @SBEMSP
Facebook: Sbem-São-Paulo
http://sbemsp.org.br/

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação (11) 5096-0838
Regiane Chiereghim: [email protected]
Débora Torrente: [email protected]
Patrícia de Andrade: [email protected]