NOTÍCIAS

SBEM-SP alerta para os perigos da lei dos agrotóxicos

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) alerta para o perigo do Projeto de Lei dos Agrotóxicos (PL 6299/2002) aprovado pela Câmara dos Deputados.

A Dra. Tânia Bachega, endocrinologista da SBEM-SP, afirma que a questão é preocupante. Se aprovado o PL, a liberação de vários produtos, sem sabermos se existem estudos suficientes, coloca a população em risco. Já está comprovado que muitos dos agrotóxicos são desreguladores endócrinos e grande parte deles atua da mesma forma que o estrogênio, o que justificaria a contaminação pela cadeia alimentar. “Os desreguladores endócrinos estão associados à frequência aumentada de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e intestino grosso. Isso é umas das hipóteses que explica a incidência do câncer de mama muito acima do esperado quando comparado ao crescimento da população, já que o aparecimento do câncer depende de atividade estrogênica”, explica a especialista.

O Projeto de Lei prevê que a palavra “agrotóxico” seja substituída por “pesticida”. Também pede maior agilidade no processo de aprovação para uso de agrotóxicos, além de atribuir ao Ministério da Agricultura o poder do registro de novos produtos sem passar pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para saber entender ainda mais, ouça a entrevista concedida sobre o assunto pela Dra. Elaine Frade, médica da SBEM-SP, para a Rádio CBN.

http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/195047/sociedade-brasileira-de-endocrinologia-alerta-para.htm

 

Leia também o posicionamento publicado na SBEM Nacional https://www.endocrino.org.br/posicionamento-da-sbem-em-relacao-ao-projeto-de-lei-62992002/