A campanha do Dia do Endocrinologista 2023 começará com uma Live, no Instagram da SBEM Nacional @sbemnacional, sobre “Hormônios e metabolismo – o papel do endocrinologista na sua saúde. Os convidados serão o Dr. Paulo Augusto Miranda (Presidente da SBEM) e a Dra. Tayane Fighera (Presidente da comissão de Novas Lideranças). A mediação será da jornalista Cristina Dissat.
Os especialistas apresentarão as atualizações científicas e esclarecerão dúvidas recorrentes quanto à reposição hormonal em homens e mulheres que surgem junto à população, não só no consultório médico, mas nas conversas entre amigos e familiares.
1º de setembro – Dia do Endocrinologista
Fique atento às nossas mensagens diárias da campanha da SBEM nas mídias sociais da SBEM, nos dias 1, 2 e 3 de setembro.
Áreas de atuação:
O especialista em Endocrinologia e Metabologia faz o diagnóstico e trata das alterações hormonais e disfunções do metabolismo desde o nascimento até a maturidade, priorizando a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
O especialista trata de pessoas com problemas de saúde comuns como diabetes, obesidade, alterações da tireoide, colesterol alto, osteoporose, reposição hormonal feminina e masculina, até outras mais raras como acromegalia e síndrome de Cushing.
Título de Especialista
O Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia é concedido pelas sociedades de especialidades, por meio da Associação Médica Brasileira (AMB), ou pelos programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Para obter o Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia (TEEM) o profissional submete-se a uma prova realizada todo ano, em duas etapas.
O especialista em Endocrinologista e Metabologista precisa ter o RQE do CFM
É obrigatório o registro do certificado do Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia no Conselho Regional de Medicina (CRM) onde o profissional atua para obter o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE).
A Resolução 1974/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a publicidade de especialista sem esse registro. Para saber se um profissional médico possui Registro de Qualificação de Especialidade basta acessar o site do CFM. Denúncias de profissionais que divulgam especialidades sem o referido RQE em Endocrinologia e Metabologia poderão ser encaminhadas para SBEM Nacional através do e-mail [email protected]