NOTÍCIAS

SBEM lança campanha sobre a importância de prevenir as doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares, tais como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, são a principal causa de morte no Brasil na atualidade. Níveis elevados de colesterol estão entre os principais fatores de risco associados a esta condição.

A maior parte das pessoas sob risco de eventos cardiovasculares não conhece o seu perfil de colesterol. Por isso, a campanha do Departamento de Dislipidemias e Aterosclerose da SBEM reforça a importância da avaliação dos níveis de colesterol.

Conheça o seu perfil lipídico e não deixe que essa doença silenciosa surpreenda você!

A avaliação do colesterol deve começar cedo

A preocupação com o colesterol deve começar nas pessoas ainda jovens, na transição da infância para a adolescência. Atualmente, as principais sociedades médicas do Brasil e do exterior recomendam que a primeira avaliação do colesterol deve ser realizada entre os 9 e os 11 anos de idade.

Esta abordagem permite flagrar alterações precoces do perfil lipídico, cada vez mais comuns em nossa população, e permite facilitar o diagnóstico precoce de pacientes com condições genéticas associadas à dislipidemia, como a hipercolesterolemia familiar.

A partir da análise laboratorial associada à avaliação de risco, determina-se a necessidade de tratamento farmacológico e não-farmacológico, contribuindo para a redução do risco cardiovascular na idade adulta.

Não deixe o colesterol causar problemas para se preocupar com ele

Um dos grandes desafios práticos para conscientização acerca do colesterol se dá pelo fato de que ele não vai causar sintomas durante muitos anos, mesmo que esteja muito elevado.

Isso acontece porque o efeito do colesterol sobre o risco cardiovascular é progressivo, ou seja, ocorre ao longo de muitos anos, e só vai se manifestar de forma mais clara através de eventos cardiovasculares graves. Esta fase vai exigir tratamentos complexos para a alteração vascular causada pelo colesterol elevado.

Por isso a importância de prevenir, detectar precocemente e evitar que estas complicações apareçam, sempre que possível!

Colesterol: o inimigo silencioso!

08 de agosto, Dia Nacional do Combate ao Colesterol

Uma campanha do Departamento de Dislipidemias e Aterosclerose da SBEM