Unifesp recruta pacientes com hiperparatireoidismo primário tanto operados como ainda não operados, que aceitem ser voluntários para projeto de pesquisa sobre Vitamina D e Paratormônio. Todos os pacientes receberão os resultados de seus exames de sangue, urina e de densitometria óssea, sem qualquer custo.
Sob coordenação da Dra. Marise Lazaretti Castro, endocrinologista da SBEM-SP e Chefe do Setor de Doenças Osteometabólicas da UNIFESP, esse projeto tem como objetivo avaliar o comportamento de diferentes variáveis do sistema metabólico da Vitamina D sobre parâmetros do metabolismo mineral em pacientes com hiperparatireoidismo primário e controles normais.
Os pacientes que participarem terão que se apresentar para assinar o termo de consentimento, responder a um questionário, realizar coleta de sangue e urina em jejum e realizar o exame de densitometria óssea. Aqueles com deficiência de Vitamina D receberão suplementação por três meses e realizarão novos exames. Após isso, retornarão aos seus serviços de origem.
Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP e pela FAPESP e resultará em dois teses de doutorado sob orientação da Dra. Marise.
Para mais informações, entrar em contato pelos telefones:
(11) 99688 49 63 (Sthefanie Pallone) e (11) 98264 59 82 (Lívia Marcela Santos).