NOTÍCIAS

Podcast da SBEM-SP: Informações para pacientes e médicos

O Podcast da SBEM-SP no Spotify traz entrevistas sobre diversos temas da Endocrinologia com médicos da USP, Unifesp, Santa Casa, Unicamp, entre outras universidades.

Confira abaixo uma lista dos 5 últimos episódios – já são mais de 60 no total!

SOP na adolescente – Para diagnosticar a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) na adolescente é preciso seguir critérios específicos e observar os sintomas persistentes, já que a SOP é uma doença complexa. Com participação da Dra. Larissa Garcia Gomes, endocrinologista da USP e ex-membro da diretoria da SBEM Regional São Paulo.  

Tirzepatida: para que serve? – Ainda em estudo, a tirzepatida é um novo medicamento considerado muito promissor para tratar o diabetes tipo 2 e com potencial benefício para o tratamento da obesidade. Quem explica sobre esta medicação é a Dra. Tassiane Alvarenga, endocrinologista pela USP e associada da SBEM Regional São Paulo.

Meu filho não cresce – Embora 80% da estatura seja herdada, vários genes podem interferir na estatura da criança e, nem sempre, sua altura vai refletir o padrão familiar esperado. Nutrição, qualidade do sono, prática esportiva, saúde emocional são fatores que contribuem para o crescimento adequado dentro da faixa etária. Mas uma criança baixa demais ou alta demais, em relação ao padrão familiar, deve ser avaliada criteriosamente. Com participação da Dra. Angela Spinola, endocrinologista da Unifesp e associada da SBEM Regional São Paulo.

A bariátrica em idosos – A cirurgia bariátrica é uma ferramenta importante para o tratamento da obesidade, mas sua recomendação deve levar em conta critérios específicos e a história clínica de cada paciente. As indicações e contraindicações da bariátrica no idoso é o tema deste episódio com participação da Dra. Sylka Rodovalho, endocrinologista da Unicamp e associada da SBEM Regional São Paulo.

IMC: relação da cintura-estatura – Usado há anos pelos médicos, o cálculo padrão de Índice de Massa Corporal, o IMC, talvez tenha deixado de ser o melhor método para prever possíveis complicações de saúde relacionadas ao peso. A nova proposta do órgão de vigilância da saúde do Reino Unido propõe o cálculo da relação cintura-estatura. Quem explica é a Dra. Maria Edna de Melo, endocrinologista da USP e associada da SBEM Regional São Paulo. Procure por SBEM-SP no Spotify para ouvir o podcast ou acesse o link aqui: bit.ly/PODCASTSBEMSP