Grupo de médicos da Unidade de Endocrinologia Genética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo recruta pacientes para pesquisas sobre o diabetes monogênico.
O diabetes mellitus (DM) é caracterizado por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina e/ou sua ação, sendo classificado em quatro grandes categorias: tipo 1 (DM1); tipo 2 (DM2); gestacional e os outros tipos mais raros, que incluem os casos de diabetes de origem monogênica.
No diabetes monogênico o quadro clínico é ocasionado por alterações em genes específicos, sendo dividido nos seguintes subtipos: MODY, Diabetes Neonatal, Diabetes Mitocondrial, Diabetes Lipoatrófico, Síndromes de Resistência Insulínica e outras síndromes genéticas raras (como Síndrome de Wolfram). A confirmação do diagnóstico de diabetes monogênico é realizada por análise genético-molecular.
O diagnóstico genético possui grande importância pois pode modificar o tratamento do paciente, predizer o curso clínico, além de permitir um adequado aconselhamento genético.
Para participar é necessário preencher um formulário eletrônico. Caso os critérios de seleção sejam preenchidos, a análise genético-molecular será realizada sem ônus, como parte de um projeto de pesquisa. Entre os pesquisadores, estão: Dra. Milena Gurgel, Dr. Alexandre Lima Jorge, Dra. Lilian Caetano e Dr. Lucas Santana.
Para saber mais, acesse: www.diabetesgeneticousp.com.
Fonte: www.diabetesgeneticousp.com.