NOTÍCIAS

Pesquisadores do HCFMUSP recrutam pacientes para avaliar diabetes monogênico

Grupo de médicos da Unidade de Endocrinologia Genética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo recruta pacientes para pesquisas sobre o diabetes monogênico.

O diabetes mellitus (DM) é caracterizado por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina e/ou sua ação, sendo classificado em quatro grandes categorias: tipo 1 (DM1); tipo 2 (DM2); gestacional e os outros tipos mais raros, que incluem os casos de diabetes de origem monogênica.

No diabetes monogênico o quadro clínico é ocasionado por alterações em genes específicos, sendo dividido nos seguintes subtipos: MODY, Diabetes Neonatal, Diabetes Mitocondrial, Diabetes Lipoatrófico, Síndromes de Resistência Insulínica e outras síndromes genéticas raras (como Síndrome de Wolfram). A confirmação do diagnóstico de diabetes monogênico é realizada por análise genético-molecular.

O diagnóstico genético possui grande importância pois pode modificar o tratamento do paciente, predizer o curso clínico, além de permitir um adequado aconselhamento genético.

Para participar é necessário preencher um formulário eletrônico. Caso os critérios de seleção sejam preenchidos, a análise genético-molecular será realizada sem ônus, como parte de um projeto de pesquisa. Entre os pesquisadores, estão: Dra. Milena Gurgel, Dr. Alexandre Lima Jorge, Dra. Lilian Caetano e Dr. Lucas Santana.

Para saber mais, acesse: www.diabetesgeneticousp.com.


Fonte: www.diabetesgeneticousp.com.