A vacinação da Covid-19 para pessoas com obesidade mobilizou representantes da SBEM e da Abeso para elaborar ofício encaminhado recentemente ao Ministério da Saúde, ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
A solicitação se refere à vacinação imediata dos pacientes com obesidade grau 3, bem como a inclusão dos portadores de obesidade grau 2 no grupo de comorbidades prioritárias.
No documento, são indicadas as evidências científicas com as quais a solicitação está baseada. No pedido, as entidades médicas reforçam que a obesidade é uma doença crônica, com processo inflamatório contínuo, menor capacidade de resposta imune a infecções virais, maior risco de fenômenos tromboembólicos e doenças pulmonares. Um dos maiores fatores de risco para as complicações da covid-19.
A assistência a estes pacientes é prejudicada, inclusive em relação à dificuldade de acesso venoso, transporte, limitação de exames de tomografia e intubação orotraqueal. Fatores importantes que fundamentam o risco mais elevado de quadro grave e morte por covid-19.
O risco de complicações da Covid-19 aumenta já a partir do IMC de 30 kg/m² (grau 1), maior em pacientes com IMC ≥ 35 kg/m² (grau 2) e os com IMC ≥ 40 kg/m² (grau 3).
Solicitações:
– Recomendação imediata para que os pacientes com obesidade grau 3(IMC ≥ 40 kg/m²) tenham sua condição verificada de forma respeitosa nas próprias Unidades Básicas de Saúde.
– A priorização imediata da vacinação contra covid-19 para todas as pessoas, acima de 18 anos de idade, portadoras de obesidade grau 3.
– A inclusão de portadores de obesidade grau 2 (IMC ≥ 35 kg/m²) no grupo de comorbidades prioritárias do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19 do Ministério da Saúde.
O documento na íntegra está em https://www.endocrino.org.br/sbem-e-abeso-solicitam-prioridade-para-pessoas-com-obesidade/
Fonte: SBEM Nacional.