NOTÍCIAS

Obesidade controlada

“Não é simples resolver o problema da obesidade e normalizar o peso das pessoas que estão em tratamento. Entretanto, sabemos que pequenas perdas de peso associadas ao aumento de atividade física podem reduzir muito o risco de doenças.

Como a “resolução” da obesidade em curto prazo não é viável, é possível que menores perdas de peso e aumento da atividade física possam, na verdade, reduzir significativamente os riscos gerais à saúde, independentemente do IMC final.

A perda de peso de 5 a 7% leva à redução da resistência à insulina e, consequentemente, redução da glicemia, triglicerídeos, pressão arterial e deposição de gordura ectópica, como a gordura do fígado. A perda de peso de 10% tem um efeito dramático na fibrose hepática em pacientes com doença hepática não alcoólica e vários outros marcadores de risco.

Recentemente, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças incluíram o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg / m2 como um fator de risco para saúde. Relatar a obesidade como uma doença associada à gravidade de Covid-19 é extremamente importante para o atendimento clínico, pesquisa e saúde pública.