Endocrinologista explica quando existe a necessidade de dosar hormônios
“O check-up comum é muito importante para fazermos diagnóstico de doenças que não dão sintomas, como por exemplo, o aumento da glicemia ou a alteração de colesterol. No entanto, não existe indicação de um check-up hormonal”, alerta a Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).
Ela explica ainda que, geralmente, quando existe alguma alteração hormonal o indivíduo apresentará algum sintoma ou aparecerão sinais no corpo indicando que os hormônios estão alterados, tanto na falta como no excesso.
“Por exemplo, quando existe alguma alteração na tireoide, a pessoa vai ter um cansaço exagerado, pode ter queda de cabelo, as unhas vão ficar mais fracas, o ritmo do intestino pode alterar, então, é importante perceber esses sintomas”. Nesses casos, aí sim o médico vai avaliar a real necessidade de solicitar uma dosagem hormonal específica, rastreando uma determinada doença, e os exames é que vão confirmar a alteração ou não do hormônio em questão.
Então fica o alerta: não adianta fazer check-up hormonal se não há nenhuma alteração física. “É pelos sinais e sintomas que se deve levar a queixa ao endocrinologista, profissional da Saúde especialista em hormônios”, finaliza Dra. Carolina.
Sobre a SBEM-SP
A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.
Serviço:
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/
https://www.instagram.com/sbemsp/
https://www.youtube.com/c/SBEMSP
bit.ly/PODCASTSBEMSP
Informações para a Imprensa
Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 (ligação e WhatsApp)
Regiane Chiereghim: [email protected]
Débora Torrente: [email protected]
Patrícia de Andrade: [email protected]