NOTÍCIAS

Insumos radioativos: apoio para SBMN

A SBEM emitiu uma carta de apoio à Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) para o restabelecimento da produção de insumos radioativos pelo Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear (IPEN).

Os insumos radiológicos são substâncias necessárias para o diagnóstico e o tratamento de pacientes com diversas doenças, incluindo algumas endocrinopatias. A suspensão desses insumos causará importantes danos à sociedade como um todo.

Abaixo, segue a carta na íntegra:

 

Carta de apoio à Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear para restabelecimento da produção de insumos radioativos pelo Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear

Com consternação, recebemos a informação da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) sobre o desabastecimento de insumos radioativos para a Medicina Nuclear brasileira a partir da suspensão da produção de fármacos e isótopos radioativos pelo Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear (IPEN), em 20/09/2021.

Vários pacientes atendidos por médicos endocrinologistas dependem da medicina nuclear para diagnóstico e tratamento de suas doenças e serão gravemente prejudicados caso essa situação não seja rapidamente revertida.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) vem a público manifestar-se em favor da SBMN, reafirmando que “a suspensão causará importantes danos à sociedade como um todo, seja em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde, que representam importante parcela dos indivíduos que se beneficiam da energia nuclear em prol de seus diagnósticos e tratamentos, seja em pacientes atendidos pelo Sistema de Saúde Suplementar”.

A SBEM solicita que as autoridades competentes se mobilizem de forma urgente para que o Instituto de Pesquisa em Energia Nuclear (IPEN) possa restabelecer o mais brevemente a sua rotina para a produção de insumos radioativos essenciais para a manutenção das atividades da Medicina Nuclear no Brasil.

César Luiz Boguszewski
Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

 

Fonte: SBEM Nacional