NOTÍCIAS

Hiperparatireoidismo é uma das faces da insuficiência renal

  • Endócrinos do interior vão discutir os transtornos do cálcio

Como eu trato” é uma pergunta importante e que todo médico faz em seu dia a dia no consultório. E para saber como tratar os transtornos do cálcio na doença renal crônica, médicos do interior paulista apresentarão casos clínicos e novidades da área. O encontro será o já conhecido Endocaipira, que ocorrerá em Marília, no dia 18 de março.

Só no Brasil, cerca de 111.300 pessoas, por ano, passam por tratamento de diálise em razão da insuficiência renal, doença caracterizada pela incapacidade dos rins filtrarem sais e resíduos do sangue, e que pode levar à perda total da função desse órgão. “Essa patologia envolve um comprometimento multissistêmico, sendo o hiperparatireoidismo uma das faces da evolução da doença”, explica a Dra. Monique Nakayama Ohe, médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) e palestrante do Endocaipira.

O hiperparatiroidismo é a condição em que há excesso de hormônio responsávelpelo equilíbrio do cálcio, vitamina D e fósforo presente no sangue e nos tecidos que precisam desses nutrientes, como os ossos. Entre os transtornos mais graves que o excesso de cálcio causa, há o maior risco de doença cardiovascular associado à doença renal crônica.

“Entre as novas descobertas de tratamento, está o uso de calcimimético (medicamentos para o tratamento de hiperparatireoidismo secundário decorrente de insuficiência renal com diálise) e de análogos da vitamina D”, indica a médica.

31º ENDOCAIPIRA – MARÍLIA

Data: 18 de março de 2017
Local: Associação Paulista de Medicina – Av. Pedro de Toledo, 179, Marília – SP
Horário: das 8h30 às 13 horas
Inscrições: [email protected](A/C Damaris)
Evento gratuito
Apoio: SBEM-SP


Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço

Twitter: @SBEMSP
Facebook: Sbem-São-Paulo
http://sbemsp.org.br/

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação (11) 5096-0838
Regiane Chiereghim: [email protected]
Débora Torrente: [email protected]
Patrícia de Andrade: [email protected]