“Quando se fala em terapia de reposição hormonal (TH) e câncer, logo se pensa na contraindicação da reposição por causa do câncer de mama. De fato, mulher que teve câncer de mama não pode fazer a TH, entretanto, há uma série de outros tipos de câncer que não contraindicam a reposição hormonal…e muita gente não faz porque acredita que não pode. Recebo muitas pacientes que estavam fazendo a TH na menopausa, mas param porque tiveram câncer de tireoide, por exemplo, e o médico suspendeu a reposição hormonal. Isso não faz sentido”, alerta Dra. Dolores Pardini, endocrinologista da SBEM-SP.
Segundo ela, dada a alta estatística de mulheres sobreviventes do câncer, a terapia de reposição hormonal na menopausa pode ser indicada. “Existe por exemplo apenas um tipo de câncer no ovário que contraindica a TH, mas os outros não. É importante que isso seja lembrado, pois nove milhões de mulheres são diagnosticadas anualmente com câncer no mundo todo, inclusive, muitas delas estão no período reprodutivo e, por causa da quimioterapia, podem desenvolver falência ovariana prematura, com muitas consequências”, comenta Dra. Dolores.
O climatério, fase da vida da mulher que antecede e/ou sucede à menopausa, pode trazer uma série de desconfortos: secura vaginal, insônia, fogachos, fadiga, perda de libido e irritabilidade são alguns deles, que impactam significativamente a qualidade de vida. A terapia de reposição hormonal, desde que não haja contraindicações e seja individualizada, traz benefícios importantes.