Na última quarta, dia 20 de setembro, Dra. Maria Edna de Melo, médica da SBEM-SP e presidente da ABESO, e Dr. Fábio Trujilho, presidente da SBEM Nacional, estiveram em audiência com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para solicitar a inclusão de uma linha de atendimento ao paciente com obesidade no SUS, que atualmente disponibiliza apenas a cirurgia bariátrica. A equipe técnica do ministério deve iniciar nos próximos dias um grupo de discussão com a participação dos especialistas.
Para Dra. Maria Edna de Melo, “Essa linha de tratamento vai corrigir uma deficiência grave no atendimento ao paciente com obesidade. Atualmente, o SUS não oferece o tratamento clínico antes da cirurgia, nem polivitamínicos aos pacientes operados. Tratar obesidade reduz diabetes, hipertensão e várias doenças associadas. Isso tem impacto nos gastos com doenças crônicas e, principalmente, na saúde e qualidade de vida do paciente!”.
Fonte: Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e SBEM Nacional. Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde (via portal da SBEM Nacional)