NOTÍCIAS

Endocrinologistas lamentam perda do Dr. Giannella

“Pessoa e médico ímpar, de inteligência incomum, que trouxe grande contribuição para fortalecimento da Endocrinologia paulista e brasileira, responsável pela formação de inúmeros especialistas e pesquisadores. Deixa um legado de exemplo para todos nós”, comenta Dr. José Augusto Sgarbi, presidente da Regional São Paulo da SBEM e do XII COPEM.

“Giannella deixa um caminho de respeito e admiração. Pessoa de inteligência rara esteve sempre disposto a ajudar colegas e alunos com ideias brilhantes. Foi colaborador de muitos alunos de pós-graduação mesmo sem ligação ou interesse direto no trabalho. Conhecia Estatística como poucos médicos e sempre tinha uma opinião construtiva para melhorar uma tese ou publicação. De humor sarcástico e inteligente, deixa muitos amigos saudosos e a Endocrinologia órfã de mais um cientista e pesquisador”, comenta Dra. Nina de Castro Musolino, presidente da SBEM-SP na gestão 2011/2012, e da SBEM Nacional, na gestão 2013/2014.

“Daniel Giannella, além da brilhante atuação na área de pesquisa acadêmica, teve também uma intensa e produtiva participação associativa, tendo sido presidente da SBEM-Regional São Paulo no período de 2003/2004 e presidente do V COPEM. Por esta grande perda, nossa SBEM está em luto”, ressalta Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente da Comissão Científica do XII COPEM.

“É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do Prof. Daniel Giannella. Tive o privilégio de conviver, trabalhar e, principalmente, aprender com ele durante a época em que fui seu orientando no Doutorado na Faculdade de Medicina da USP. Dotado de um senso de humor apurado e inteligência acima da média, Daniel deixa um vasto legado científico, na SBEM-SP e também na Sociedade Brasileira de Diabetes, onde era editor-chefe da revista Diabetology and Metabolic Syndrome”, salienta Dr. Luiz Alberto Turatti, presidente da SBD.

Relembramos aqui a trajetória do Dr. Giannella na Regional São Paulo da SBEM.

Participação associativa:

  • Presidente da SBEM-SP gestão 2003-2004
  • Membro da Comissão Organizadora no 6º COPEM
  • Presidente do Congresso e da Comissão Organizadora no 5º COPEM
  • Presidente da Comissão Científica no 4º COPEM
  • Membro da Comissão Científica no 3º COPEM
  • Membro da Comissão Científica no 1º COPEM

CV LATTES: Dr. Daniel Giannella Neto possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1975) e Residência em Endocrinologia no (1979). Obteve os títulos de Mestrado (1982) e Doutorado (1987) em Endocrinologia e Medicina, respectivamente, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento (1989-1990) em Biologia Molecular no Serviço do Prof. Shlomo Melmed sob supervisão do Prof. James A. Fagin no Cedars-Sinai Medical Center (University of California, Los Angeles) e em Genética das Síndromes de Resistência Insulínica com o Prof. Nicola Longo da Emory University (1996). Obteve o título de Professor Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (1998). Foi responsável pela Unidade de Diabetes do Hospital das Clínicas (1998-2005), pelo Laboratório de Endocrinologia Celular e Molecular – LIM 25/HCFMUSP (1999-2001), Presidente da Comissão de Pós-graduação da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001-2003) e Professor Colaborador da mesma instituição (2000-2005). Participou do Projeto Genoma Humano do Câncer financiado pela FAPESP/Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (1999-2003). Exerceu a função de Gerente Executivo de Desenvolvimento de Negócios e Pesquisa Clínica da Mantecorp IQF de 2006 a 2009. Obteve o Master in Business Administration em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2009). Atualmente, é Professor do Departamento de Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado em Medicina) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) onde desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Diabetes e Metabolismo atuando, principalmente, nos seguintes temas: Papel do IGF-I na oncogênese dos tumores neuroendócrinos, bem como, em marcadores tumorais, expressão gênica de oncogenes e genes supressores de neoplasias. É Editor-Chefe do periódico Diabetology and Metabolic Syndrome.