NOTÍCIAS

Dia 8 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol

As doenças cardiovasculares, representadas pelo infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC ou derrame), são a principal causa de morte no mundo.

A dislipidemia, que é a presença de níveis elevados de gorduras (colesterol e triglicerídeos) no sangue é o principal fator de risco tratável para evitar infarto e derrame.

Obesidade, sedentarismo, alimentação abundante em gordura, estresse e tabagismo são algumas das causas do colesterol alto. Outras pessoas podem desenvolver o problema por questões genéticas e, por isso, nem sempre a dieta é suficiente para controlá-lo. Medicações seguras e eficientes estão disponíveis e devem ser consideradas em muitas situações para que a prevenção seja eficaz.

O acúmulo de placas de gordura nas artérias (circulação) começa muito cedo. De acordo com médicos da SBEM, aos 20 anos, cerca de 20% das pessoas estarão afetadas de alguma forma.

O diagnóstico do colesterol alto é feito medindo-se os níveis plasmáticos de colesterol total e suas frações. O risco de aterosclerose aumenta em pessoas com níveis de colesterol total e da fração LDL (o colesterol ‘ruim’) acima do normal. Os níveis ideais são individuais e variam para cada pessoa, conforme histórico de doenças e fatores de risco.

O uso de medicamentos para o controle do colesterol é altamente eficaz em reduzir o infarto e AVC (derrame).

Invista em qualidade de vida. Para cuidar da sua saúde, procure sempre um endocrinologista.

Saiba mais sobre esta Campanha do Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Assista aos vídeos produzidos pela SBEM Nacional em:

https://www.youtube.com/watch?v=MjJj7PzivpM

Fonte: SBEM (Campanha Colesterol)