O alto nível dos palestrantes e a relevância dos temas foram alguns dos destaques do Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia 2019, que chega ao final da sua 13ª edição somando 1.326 inscritos.
Mas a participação do jovem endocrinologista foi o que chamou muito atenção dos organizadores do evento, que a cada edição do COPEM direcionam todos os esforços para cumprir um dos principais objetivos desse Congresso: o fomento da ciência a esses jovens.
“É uma satisfação enorme ter contribuído para realizar o COPEM após 25 anos de sua criação. Compartilhamos momentos incríveis de alto fomento científico, mas o grande sucesso do evento é pautado pelo conhecimento passado aos endocrinologistas, a intensa participação do jovem pesquisador e o encontro com tantos colegas de uma excelência ímpar”, declara Dr. João Roberto Maciel Martins, Presidente da Comissão Organizadora do evento, que contou também com a colaboração dos Drs.: Sonir Roberto Rauber Antonini, Larissa Garcia Gomes, Sergio S. Maeda, Adriano Namo Cury, Danilo G. P. Villagelin, Glaucia M. F. Mazzeto e José A. Sgarbi.
“O desafio foi grande. Um congresso dessa magnitude demanda grande dedicação e habilidade para tentar resolver todos os imprevistos que aparecem. Mas o resultado foi muito gratificante. As pessoas que nos ajudaram na Comissão Organizadora e Científica transformaram a programação em grande interesse dos congressistas. Nossa maior satisfação é ver o associado nos procurando para dizer que gostou muito do que viu e que não deixará de comparecer à próxima edição do COPEM”, revela Dra. Tânia Bachega, Presidente da Comissão Científica, que também é composta pelos Drs.: Ayrton C. Moreira, Alexandre Jorge, Bruno Geloneze, Célia R. Nogueira, Erika Parente, João Eduardo Salles, Júlio Abucham, Marise Lazaretti Castro, Nina Musolino e Rui Maciel.
Premiação
No terceiro dia do 13° COPEM foi realizada a cerimônia de premiação Jovem Pesquisador SBEM-SP e anunciados os ganhadores dos melhores trabalhos nas categorias Tema Livre e Pôster.
“É um privilégio fazer parte da SBEM e receber esse prêmio pela escolha de colegas e profissionais que admiro e respeito tanto, estou muito feliz”, declara Dra. Maria Izabel Chiamolera, que recebeu o Jovem Pesquisador SBEM-SP.
Abaixo, é possível conferir os nomes dos ganhadores dos melhores trabalhos apresentados:
Pôster:
Área Clínica – Lia Mesquita Lousada Quintão
Área Translacional – Candy Bellido More
Área Pesquisa Básica – Miriane Oliveira
Temas Livres
Área Clínica – Felipe Scipião Moura
Área Translacional – Nathália Lisboa Gomes
Pesquisa Básica – Gabriel Henrique Marques Gonçalves
Depoimentos
“Chegamos ao final de mais um COPEM, cansados e realizados. Pudemos assistir aulas magníficas trazendo o que há de mais atual e as pesquisas realizadas por pesquisadores de excelência que trabalham em nossas universidades. O COPEM sempre é o palco para reencontrar amigos, e compartilhar a nossa paixão pela Endocrinologia”, declara o Dr. Sergio Setsuo Maeda, presidente da SBEM-SP, a sociedade médica que organiza o COPEM.
“O Cláudio e eu fomos os primeiros organizadores do COPEM. Tínhamos essa visão de fazer um congresso que prestigiasse o jovem e as pessoas com competências, o que não era comum na época, nos congressos brasileiros. E o COPEM é um sucesso extraordinário, porque realmente todo mundo vêm, e minha maior emoção é ver nos pôsteres trabalhos de cidades muito longínquas, como Rondônia, Mato Grosso, mostrando que estamos no caminho certo de prestigiar a boa ciência e os jovens”, Dr. Rui Maciel, mentor do COPEM o lado do Dr. Cláudio Kater.
Números do #COPEM2019:
- 1326 inscritos
- 137 palestrantes
- 194 pôsteres
- 21 temas livres
- 506 inscritos para o pré-congresso
- 990 congressistas de São Paulo
- 958 mulheres
- 294 homens
Muitos momentos dos três dias do evento podem ser conferidos em nossas redes sociais. As fotos oficiais do evento podem ser conferidas e baixadas aqui no nosso site.
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/
https://www.instagram.com/sbemsp/
https://www.youtube.com/c/SBEMSP