Prezado (a) associado (a),
Informações que circulam na internet, mais especialmente pelas redes sociais, divulgam notícias sobre saúde sem o devido respaldo científico, e, infelizmente, há inúmeros ‘falsos médicos’ se aproveitando desses meios para disseminar conhecimento errado e notícias fraudulentas. Principalmente no que se refere à tentativa de prática da especialidade de Endocrinologia e Metabologia por profissionais de saúde, notadamente não médicos, a Diretoria da SBEM Nacional (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) criou recentemente a Comissão de Defesa de Assuntos Profissionais, a CDAP, com o objetivo de recolher denúncias de má prática da Medicina para encaminhamento aos órgãos institucionais competentes, como Conselhos Regionais de Medicina (CRM), por exemplo.
Qualquer profissional de saúde que queira denunciar essas práticas antiéticas e indevidas poderá fazê-la diretamente à CDAP, através do e-mail: [email protected].
A recomendação é que o denunciante encaminhe a maior quantidade possível de ‘provas contra o denunciado’ (fotos de postagens nas redes sociais, por exemplo) para que a CDAP dê seguimento às medidas cabíveis.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Regional São Paulo (SBEM-SP), é uma sociedade Científica e Educacional que, assim como a Nacional, não tem poder punitivo sobre profissionais não associados, mas está atenta a esses desvios de conduta que colocam em risco a saúde da população e entende que devam ser combatidos.
Continuamos trabalhando incansavelmente para divulgar informações de qualidade aos associados e público leigo, a fim de fortalecer nossa especialidade e contribuir com a Ciência.
A Diretoria