Hoje, 17/05, começa oficialmente o 21º Encontro Brasileiro de Tireoide, que após 6 anos volta para São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca.
O “esquenta” das atividades começou já na quinta-feira, 16/05, com os cursos: Ultrassonografia da Tireoide na prática Clínica, Biologia Molecular: das novas metodologias à sua aplicação na pesquisa e na clínica e Doença Ocular da tireoide.
Na Sessão de abertura, houve o anúncio do Prêmio EBT. Desde 2006, o Encontro Brasileiro de Tireoide inclui o Prêmio EBT de Pesquisa e Liderança, uma honraria estabelecida pelo Departamento de Tireoide da SBEM. Destinado a reconhecer a excelência científica e a liderança de um indivíduo na comunidade da tireoidologia brasileira, o premiado deve destacar-se não apenas por suas contribuições nacionais nessa área, mas também por sua dedicação como educador e pesquisador, além de sua participação ativa na promoção do conhecimento sobre tireoidologia em âmbito nacional.
A homenageada neste ano de 2024 é a Dra. Célia Regina Nogueira, da Faculdade de Medicina de UNESP – Botucatu.
Dra. Célia é graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), com mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora titular do Departamento de Clínica Médica, Disciplina de Endocrinologia e Metabologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Medicina (Endocrinologia), com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, obesidade, tireoide, biologia molecular. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Fisiopatologia em Clínica Médica por cinco anos consecutivos.
Também foi Coordenadora da Unidade de Pesquisa Experimental da Faculdade de Medicina de Botucatu (2010 – 2019) e Presidente do Departamento Básico da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no biênio 2010-2012 e Presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no biênio 2017-2018. Foi assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp no binêmio 2019-2020 e Presidente do Comitê Científico COVID 19 – UNESP, além de Tesoureira da Sociedade Latino Americana de Tireoide. Atualmente é assessora do Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP.
Fique de olho nas redes sociais da SBEM-SP para acompnhar momentos do #EBT 2024.
Fonte: CV lattes.