Vocês já sabem que a SBEM – Regional São Paulo apresentou sua candidatura para sediar o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM) na cidade de São Paulo, em 2022. A votação vai ocorrer na assembleia do CBEM de Minas Gerais, que vai ocorrer de 7 a 11 de agosto de 2018, em Minas Gerais.
Mas, por que São Paulo? Porque estamos certos de que nossa cidade possui um ambiente ideal para realização de eventos médico-científicos nacionais e internacionais de grande magnitude, tais como o CBEM, aliando a melhor infraestrutura logística e de atrações culturais, lazer e entretenimento à nossa tradição na realização de eventos com qualidade científica e de gestão eficientes.
Apenas para exemplificar os últimos eventos sediados aqui, destacamos o CBAEM 2011, recorde de público (até então com aproximadamente 2.200 congressistas) e resultado financeiro positivo para a nossa Sociedade; o EBT 2014 – Encontro Brasileiro de Tireoide – com recorde de aproximadamente 1.800 participantes; o COPEM 2017, com cerca de 1.500 congressistas o qual resultou em excelente lucratividade com aprovação (ótimo e bom) e recorde de mais de 97% dos participantes; o Congresso Brasileiro de Diabetes 2017, com mais de 4.000 participantes, aprovação por 95% dos congressistas e resultado financeiro relevante para ambas as Sociedades (SBD e SBEM) e finalmente, o EBT 2018 – realizado na cidade de Campos do Jordão, com cerca de 1.500 inscritos, elogiado quase unanimemente e com ótimo resultado financeiro a despeito da logística complicada e elevado custo hoteleiro da cidade.
Ressaltamos que, apesar do conhecido custo elevado de São Paulo, nenhum desses eventos citados foi deficitário, o que demonstra o empenho e a seriedade da Regional São Paulo e das respectivas Comissões Organizadoras no preparo e execução dos eventos sob suas responsabilidades ou coparticipação, resultando em excelente relação custo/lucratividade sem perda da qualidade científica, facilidades e conforto aos congressistas.
Apesar de todo potencial da cidade e do largo histórico de contribuições da SBEM-SP à Endocrinologia nacional, lembramos que o último CBEM organizado pela SBEM-SP ocorreu em 1998, portanto, há 20 anos! Não menos importante é trazer à memória que a SBEM-SP pleiteou, já durante o excelente CBEM – Salvador 2016, candidatura da cidade de Campinas ao CBEM 2022, vencida democraticamente pela pela Regional Brasília.
Foi com este ideal de desafio, inovação e superação que a SBEM-SP constituiu um Comitê Executivo ao CBEM 2022, liderado pela nossa querida Marise Lazaretti Castro e constituída por associados comprometidos, com histórico de contribuição à Sociedade e experiência na organização de eventos SBEM.
Por tudo o que foi exposto, acreditamos que agora é a vez de São Paulo. Contamos com o seu apoio!
Atenciosamente,
José Augusto Sgarbi
Presidente, SBEM-SP
Comissão executiva para o CBEM 2022
Marise Lazaretti Castro – Presidente
José Augusto Sgarbi – Vice-presidente
Nina Musolino – Tesoureira
Joao Eduardo Nunes Salles – Primeiro Secretário
Margaret de Castro – Segunda secretária