NOTÍCIAS

29/01: Dia Nacional da Visibilidade Trans — o papel do endocrinologista na transição de gênero

No Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro), a SBEM-SP reforça que cuidar da saúde de pessoas trans é garantir acolhimento, respeito e acesso a acompanhamento qualificado. Para quem faz (ou deseja fazer) terapia hormonal de afirmação/adequação de gênero, o endocrinologista tem um papel fundamental para que esse processo aconteça com segurança e acompanhamento ao longo do tempo.

Por que o endocrinologista é importante?

A terapia hormonal é uma etapa que pode fazer parte da afirmação de gênero e deve ser conduzida com avaliação individualizada, considerando saúde geral, metas do tratamento e acompanhamento contínuo.

Na prática, o endocrinologista pode:

  • avaliar o histórico de saúde e orientar sobre o que esperar das mudanças com hormônios;
  • definir a melhor forma e dose do tratamento, com ajustes ao longo do tempo;
  • monitorar exames e possíveis efeitos adversos, prevenindo complicações e promovendo cuidado seguro;
  • garantir que decisões sejam tomadas com informação e consentimento, de modo alinhado às necessidades de cada pessoa.

Um alerta importante: hormônios não devem ser usados por conta própria

A automedicação e o uso de hormônios sem acompanhamento aumentam o risco de doses inadequadas, reações adversas e falta de monitoramento. Por isso, a SBEM reforça que a terapia hormonal deve ser conduzida por médicos com conhecimento específico e com seguimento adequado.

A SBEM-SP reafirma seu compromisso com a saúde integral da população trans: cuidado baseado em ciência, com acolhimento e respeito, faz diferença — em todas as etapas da vida.