No Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro), a SBEM-SP reforça que cuidar da saúde de pessoas trans é garantir acolhimento, respeito e acesso a acompanhamento qualificado. Para quem faz (ou deseja fazer) terapia hormonal de afirmação/adequação de gênero, o endocrinologista tem um papel fundamental para que esse processo aconteça com segurança e acompanhamento ao longo do tempo.
Por que o endocrinologista é importante?
A terapia hormonal é uma etapa que pode fazer parte da afirmação de gênero e deve ser conduzida com avaliação individualizada, considerando saúde geral, metas do tratamento e acompanhamento contínuo.
Na prática, o endocrinologista pode:
- avaliar o histórico de saúde e orientar sobre o que esperar das mudanças com hormônios;
- definir a melhor forma e dose do tratamento, com ajustes ao longo do tempo;
- monitorar exames e possíveis efeitos adversos, prevenindo complicações e promovendo cuidado seguro;
- garantir que decisões sejam tomadas com informação e consentimento, de modo alinhado às necessidades de cada pessoa.
Um alerta importante: hormônios não devem ser usados por conta própria
A automedicação e o uso de hormônios sem acompanhamento aumentam o risco de doses inadequadas, reações adversas e falta de monitoramento. Por isso, a SBEM reforça que a terapia hormonal deve ser conduzida por médicos com conhecimento específico e com seguimento adequado.
A SBEM-SP reafirma seu compromisso com a saúde integral da população trans: cuidado baseado em ciência, com acolhimento e respeito, faz diferença — em todas as etapas da vida.