– Trazemos alguns highlights de aulas do 1º dia do 16º COPEM, que já soma 1200 congressistas e 220 trabalhos científicos – sendo um dos maiores números de trabalhos submetidos na história desse congresso.
– A ciclagem de peso está associada à menor massa muscular esquelética e maior prevalência de obesidade sarcopênica.
– Estudos mostram que pais com obesidade pré-gestacional podem aumentar em 4 vezes risco de criança ter sobrepeso e obesidade.
– A adequação proteica associada ao treinamento de resistência é recomendada para minimizar a perda, manter ou aumentar a massa muscular a força muscular.
– A associação entre menopausa e diabetes é muito grave: aumenta em três vezes a chance de AVC e risco cardiovascular, em quatro vezes risco de morte por infarto e duas vezes risco para cálculo biliar.
– Associação entre hipertensão e diabetes pode exacerbar a gravidade da apneia do sono.
– No universo do hipogonadismo é preciso estar atento à mortalidade maior em homens idosos com testosterona mais baixa.
– Medidas preventivas em homem trans recebendo tratamento com testosterona e que estão em maior risco de evento cardiovascular são altamente recomendadas.
– Testosterona não é exame de check-up para homens e nem para mulheres.
– Anemia não diagnosticada no homem idoso pode acender alerta para hipogonadismo escondido.
O 16º COPEM tem a liderança do Dr. Adriano Namo Cury como presidente do evento, Dr. Felipe Henning Gaia como presidente da SBEM-SP e da Comissão Organizadora do congresso e Dr. João Eduardo Salles, que esteve à frente da Comissão Científica.