O que? As dificuldades no atendimento de pacientes com obesidade, que enfrentam diversos obstáculos devido à falta de adequação de equipamentos e procedimentos médicos para pessoas com IMC muito alto. (Em Janeiro de 2023, Vitor Augusto Marcos, 25, de 195 kilos, sofreu três paradas cardíacas ainda dentro de ambulância, após esperar três horas por maca).
Como? Dr. Marcio Mancini, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologis Regional São Paulo – SBEM-SP, especializado em obesidade, destaca uma série de problemas enfrentados pelos pacientes com obesidade durante consultas, exames e tratamentos. Exemplos incluem:
- Mobiliário inadequado, como cadeiras e macas que não suportam o peso.
- Equipamentos de emergência, como ambulâncias e macas, que não atendem às necessidades de pacientes com peso elevado.
- Procedimentos de primeiros socorros, como medir a pressão e realizar punções venosas, que exigem equipamentos diferenciados.
- Exames de imagem (raios-X, tomografias, ultrassons e mamografias) são prejudicados devido a limitações de peso e tamanho dos aparelhos.
- Medicamentos e dosagens inadequadas, já que não são testados em pessoas com obesidade.
- Procedimentos como intubação e radioterapia que requerem cuidados adicionais.
Onde? Essas dificuldades ocorrem em consultórios médicos, ambulatórios, hospitais, clínicas de imagem, e durante atendimentos de emergência e exames de rotina em todo o sistema de saúde.
Por quê? O sistema de saúde e seus equipamentos estão padronizados para pessoas com peso normal, não levando em conta as necessidades específicas de pessoas com obesidade severa. Isso compromete a qualidade do atendimento, gera constrangimento para os pacientes e afasta muitos deles dos cuidados médicos, contribuindo para a piora de sua saúde.
Sobre a SBEM-SP
A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.
Serviço:
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo
https://www.instagram.com/sbemsp
https://www.youtube.com/c/SBEMSP
bit.ly/PODCASTSBEMSP