X Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia

Data de criação 05/11/2012

A Regional São Paulo da SBEM promove nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2013 o X COPEM – Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia.
De acordo com a Comissão Científica, estão confirmadas as presenças dos convidados internacionais dos Estados Unidos Dr. Robert Gagel (palestrante dos temas: “Tratamento do Carcinoma Medular da Tireoide” e “Consequências do tratamento do câncer sobre o esqueleto”), Dr. Michael Haller ( palestrante dos temas: “Recentes estudos sobre a manutenção da função das células betas no paciente com diabetes tipo 1” e “Uso autólogo de células tronco de cordão umbilical em crianças com diabetes tipo 1”) e Dr. Louis J. Guillette Jr. (palestrante dos temas: “Disruptores Endócrino H=36” e “Disruptores endócrinos e o desenvolvimento do sistema reprodutivo”); Dr. André Lacroix, do Canadá (que apresentará os temas: “Tratamento clínico da doença de Cushing”; e “Genética do hiperaldosteronismo primário”) e Dra. Bernadette Biondi, da Itália (cujos temas a serem apresentados são: “Doença tireoidiana subclíncia: quem, quando e porque tratar?” e “Envolvimento cardíaco nas diversas causas de hipertireoidismo”).
O encontro é voltado a médicos endocrinologistas, profissionais da saúde envolvidos no tratamento de pacientes com doenças endocrinológicas, pós-graduandos em Endocrinologia e Ciências da Saúde, Médicos Clínicos Gerais envolvidos no tratamento de doenças endocrinológicas de grande prevalência como diabetes e alterações da tiroide, profissionais de área básica, em modelos animais e biologia molecular, envolvidos em pesquisas na área de endocrinologia.

A estimativa de público é de 1.500 participantes. “A endocrinologia é uma das áreas da medicina que mais tem evoluído em conhecimento dos mecanismos moleculares das doenças genéticas e adquiridas. O Estado de São Paulo é o estado brasileiro que tem o maior número de serviços credenciados para preparo de médicos na especialidade, residência médica e cursos de especialização, e serviços de pós graduação em endocrinologia. Embora de iniciativa da Regional São Paulo, este evento tem atraído profissionais de outros estados. Seu material científico, programa e resumos, é impresso em suplemento especial dos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (ABE&M), revista oficial da SBEM, com versão eletrônica completa e de acesso aberto, disponível na SciELO - Scientific Electronic Library Online e pelo endereço eletrônico dos ABE&M.”, afirma a Dra. Nina Musolino, presidente da SBEM-SP.

 Premiações

O evento oferece três importantes premiações: o Prêmio SBEM-SP; o Prêmio Jovem Pesquisador SBEM-SP; e os Prêmios para os melhores trabalhos apresentados durante o COPEM.

Prêmio SBEM-SP
O Prêmio SBEM é a mais alta premiação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia- Regional de São Paulo. Concebido na primeira edição do Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia em 1994 (1º Copem) para premiar o endocrinologista, em atividades, que tenha realizado em sua carreira, contribuições significativas na pesquisa, na docência, na formação de discípulos e na participação da vida da sociedade.
O Prêmio consiste em Diploma, Medalha, inscrição no congresso e soma em dinheiro. O premiado deverá proferir uma conferência durante o congresso, que terá como tema aspectos recentes de seu trabalho ou uma revisão critica de suas contribuições.
A seleção do candidato é feita pela Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia; nenhum membro da referida Comissão poderá ser premiado.

Prêmios para os melhores trabalhos apresentados durante o COPEM
Os Prêmios para os Melhores Trabalhos Apresentados Durante o COPEM é um incentivo concedido pela SBEM aos jovens pesquisadores que enviam trabalhos de excelência para serem apresentados no COPEM.
Podem concorrer a este prêmio estudantes de graduação, residentes, estagiários ou pós-graduandos de qualquer região do Brasil, com até 40 anos de idade no momento do envio do trabalho, que sejam autores principais do trabalho original.
Concorrem ao prêmio apenas aqueles que manifestarem interesse por escrito, por ocasião de inscrição do seu tema livre a ser apresentado no X COPEM.
De todos os resumos apresentados, a Comissão Cientifica selecionará 5 finalistas em cada categoria a ser premiada. No total serão
• Melhor Trabalho apresentado na área Clínica
• Melhor Trabalho apresentado na área Básica
• Melhor Trabalho apresentado na área Translacional
• Melhores Trabalhos apresentados na forma de Pôster (3 prêmios)
Os trabalhos finalistas em cada área serão apresentados em sessão plenária dedicada especialmente ao Prêmio durante o Congresso.
Os critérios principais de julgamento incluirão a relevância dos dados e conclusões a adequação metodológica e a clareza da apresentação do resumo.
A critério da Comissão Cientifica, serão indicados 2 membros da SBEM sob coordenação do presidente da Comissão (3 membros da Banca) para discutir e julgar a apresentação dos resumos finalistas. Nenhum dos membros da banca deverá ser autor, co-autor ou estar ligado diretamente a quaisquer dos trabalhos finalistas. Os critérios de julgamento final serão os mesmos descritos para a seleção dos resumos, acrescentando-se qualidade da apresentação e o conhecimento demonstrado na discussão.
Os apresentadores dos trabalhos finalistas terão direito a reembolso da inscrição. Os vencedores de Melhor Trabalho apresentado no COPEM receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 3.000,00. Serão também premiados os 3 melhores trabalhos apresentados na forma de Pôster com prêmio de R$ 1.000,00 cada.


Prêmio Jovem Pesquisador SBEM-SP
O Prêmio Jovem Investigador SBEM será estabelecido pela primeira vez nesta edição do COPEM. O Prêmio Jovem Pesquisador SBEM-SP visa reconhecer pesquisadores até 40 anos que desenvolvem pesquisa de excelência em instituições de pesquisa no estado de São Paulo. Trata-se de um incentivo para jovens que estejam se destacando no cenário nacional e internacional com pesquisa de qualidade e relevância na área de Endocrinologia e Metabologia.
O Prêmio consiste em Diploma, Medalha, inscrição no congresso e soma em dinheiro. O premiado deverá proferir uma conferência durante o congresso, que terá como tema aspectos recente de seu trabalho e linha de pesquisa.

Os candidatos que concorrem a este prêmio foram indicados pelos membros ativos da SBEM.
A escolha final do premiado será realizada através da avaliação do currículo pela comissão científica, baseado na qualidade da sua produção científica levando em conta o fator de impacto das revistas onde seus trabalhos foram publicados, o número de citações recebidas de suas publicações e posição de autoria nos seus trabalhos.
“É função da SBEM e da Comissão Organizadora/Científica do COPEM estimular o desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa na área de Endocrinologia e Metabologia. Além do alto nível de conferências e simpósios do congresso, o reconhecimento através de prêmios e menções honrosas são um estímulo para jovens pesquisadores e professores renomados que se encontram no caminho correto para colocar a ciência Brasileira na área de Endocrinologia e Metabologia na tão almejada posição de destaque no cenário Internacional. Para tanto, iremos nesta décima edição do COPEM expandir as premiações, sempre focando em mérito o engajamento com a sociedade”, informa o Dr. Alexander A L Jorge, presidente da Comissão Científica do X COPEM.

Acompanhe as novidades do COPEM 2013 no site oficial do evento: www.copem2013.com.br

Atualizada em: 05/11/2012

Eventos em Destaque

Reunião Clinica de Atualização – SBEM-SP no Sábado Tema: Conversando sobre Menopausa

Reunião Clinica de Atualização – SBEM-SP no Sábado 2017

Data: 28 de outubro de 2017

Tema: Conversando sobre Menopausa

I Encontro de Endocrinologia clínica de Sorocaba e Região

Data: 21/10/17

Horário: das 8:30 às 14 horas

Local: restaurante La Doc - Sorocaba , SP

II Simpósio Interdisciplinar do Departamento de Clínica Médica da FMUSP - SICLIM 2017

Data: 01 e 02 de setembro de 2017

Local: Centro de Convenções Rebouças

Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo – SP